quinta-feira, 16 de abril de 2020

Meteorologistas explicam por que céu de SP está mais colorido

Combinação da época do ano em que estamos com nuvens mais altas faz com que o pôr do sol vire um espetáculo da natureza 

Caio Sandin, do R7




Foto: Instagram


Em meio ao confinamento social gerado pelo novo coronavírus, os moradores de São Paulo tiveram no céu um bom motivo para sorrir e se encantar.

Desde a última terça-feira (14), os paulistas vêm presenciando um fenômeno que, segundo os meteorologistas, se deve a diversos fatores, incluindo a época do ano em que estamos.

De acordo com Josélia Pegorim, da Climatempo, os tons de vermelho, rosa, laranja, amarelo e roxo que estão colorindo o céu paulista decorrem do "ângulo em que os raios do sol chegam à atmosfera da Terra. Se, ao meio-dia, eles vêm diretamente de cima, no nascer e no pôr do sol, eles precisam percorrer uma distância maior pela atmosfera".

Nessas situações, em que os raios solares chegam mais inclinados, encontrando pelo caminho partículas de poluição e nuvens, que desde quarta-feira estão em grande número nas camadas mais altas da atmosfera, ocorre a refração da luz.

A refração é o fenômeno que faz com que a luz, ao atravessar alguma superfície,  saia como um arco-íris do outro lado.

Segundo Josélia, apesar de ter reduzido depois do início do confinamento, a poluição tem grande influência no que foi visto nos céus. Para limpar mesmo a atmosfera, ela diz que precisamos de uma “boa chuva”, coisa que não tem acontecido.

Nenhum comentário: