quarta-feira, 15 de julho de 2015

Você lembra da Fanta Guaraná?



Já tivemos Fanta Guaraná no Brasil no final da década de 1970. Ela foi substituída pelo Guaraná Taí no início dos anos 80, como parte de uma medida de substituição de produtos adotada pela Coca-Cola, dada a inviabilidade de manter refrigerantes muito similares simultaneamente nas prateleiras. Mais tarde, o Taí acabou dando lugar ao Kuat na maioria dos Estados brasileiros, apesar de o primeiro ainda poder ser encontrado com facilidade no interior de São Paulo, em Minas Gerais e em Santa Catarina. Apesar de ter fórmula parecida com a do Taí, o Kuat tinha o apelo marqueteiro de usar como matéria-prima o autêntico “guaraná da Amazônia”, estratégia para atingir o concorrente Guaraná Antártica. Processo semelhante aconteceu com a Fanta Limão, que virou Sprite Limão.



Apesar do histórico de venda da Fanta Guaraná no Brasil, a assessoria da Coca-Cola disse não encontrar (ou não querer encontrar) registros sobre a bebida em seu acervo.  Hoje, a Fanta Guaraná é vendida apenas no Paraguai e em Barbados. No Paraguai, a garrafa de 500 ml sai por cerca de R$ 4. Em Barbados, a propaganda do produto destaca uma mulata bem brasileira para deixar claro a origem da fruta. Por aqui, no entanto, só encontramos nas prateleiras os sabores laranja, uva e maracujá.



No Facebook, há uma fanpage chamada “Queremos Fanta Guaraná no Brasil”. O número de curtidas ainda é pequeno. Há também que defenda a volta da Fanta Limão. (veja a lista completa neste post).


Fonte: Blog do Curioso

Nenhum comentário: