terça-feira, 6 de outubro de 2020

Morre o guitarrista Eddie Van Halen aos 65 anos

Morre o guitarrista Eddie Van Halen aos 65 anos 


Eddie Van Halen, guitarrista e cofundador da banda Van Halen, morreu nesta terça-feira, 6, após lutar por dez anos contra um câncer de garganta. A notícia foi confirmada por seu filho nas redes sociais. “Não acredito que estou escrevendo isso, mas meu pai, Edward Lodewijk Van Halen, perdeu sua longa e árdua batalha contra o câncer esta manhã. Ele foi o melhor pai que eu poderia ter tido. Cada momento com ele foi um presente”, escreveu Wolf Van Halen. 

Segundo o site TMZ, Eddie morreu em um hospital em Santa Monica, nos Estados Unidos, ao lado da esposa, do filho e do irmão Alex, baterista da banda. 



Edward Lodewijk Van Halen, mais conhecido como Eddie Van Halen (Nimegue26 de janeiro de 1955 – 6 de outubro de 2020), foi um guitarrista, compositor e produtor musical norte-americano nascido nos Países Baixos, co-fundador da banda Van Halen. Foi eleito o melhor guitarrista de todos os tempos, por uma votação promovida pela revista Guitar World, que contou com quase 500 mil votos. Foi eleito o 8° melhor guitarrista de todos tempos pela revista Rolling Stone, no dia 06 de outubro de 2020 faleceu por um câncer de garganta.

Biografia

Nascido em Amsterdã , Holanda, Edward Lodewijk Van Halen é filho de Jan Van Halen e Eugenia Van Halen (née van Beers). Jan Van Halen era um clarinetista, saxofonista e pianista holandês, e Eugenia Van Halen era um indo (eurasiano) de Rangkasbitung, na ilha de Java, na Indonésia . O nome do meio de Eddie Van Halen, "Lodewijk", é o equivalente holandês de "Ludwig"; ele foi nomeado em homenagem ao compositor Ludwig Van Beethoven. (Van Halen depois continuou a tradição de nomear filhos com nomes de compositores quando nomeou seu filho, Wolfgang Van Halen , em homenagem ao compositor Wolfgang Amadeus Mozart.

Em fevereiro de 1962, a família Van Halen mudou-se da Holanda para os Estados Unidos, estabelecendo-se em Pasadena, Califórnia . Tanto Eddie quanto seu irmão mais velho, Alex Van Halen, são cidadãos norte-americanos naturalizados. Os irmãos aprenderam a tocar piano quando crianças a partir dos seis anos de idade. Eles se mudaram de Pasadena para San Pedro para estudar com um professor idoso, Stasys (Stanley) Kalvaitis , que lhes ensinou piano clássico. Embora eles odiassem, eles continuaram para evitar o castigo imposto pela mãe caso eles se recusassem a ir.

Van Halen revelou em uma entrevista que ele nunca foi capaz de ler música. Em vez disso, ele aprendeu assistindo e ouvindo. Nos recitais de Bach ou Mozart, ele improvisava. De 1964 a 1967, ele conquistou o primeiro lugar na competição anual de piano realizada no Long Beach City College . Depois, os juízes comentaram que ele tinha uma interpretação interessante da peça clássica. A visão de Van Halen foi: "O quê? Eu pensei que estava tocando corretamente!" No entanto, de acordo com uma entrevista, tocar piano não se mostrou um desafio ou interessante para ele. Consequentemente, enquanto Alex começou a tocar guitarra, Eddie comprou um kit de bateria e começou a praticar por horas todos os dias.

Após Eddie ouvir o desempenho de Alex no solo de bateria de "The Surfaris"' na canção "Wipe Out", ele decidiu mudar de instrumento e começou a aprender a tocar guitarra. De acordo com Eddie, quando adolescente, ele costumava praticar enquanto passeava em casa com a guitarra amarrada ou sentado em seu quarto por horas com a porta trancada.

Eddie e Alex formaram sua primeira banda com outros três garotos, chamando-se The Broken Combs , tocando na hora do almoço na Hamilton Elementary School em Pasadena, onde Eddie estava na quarta série. Eddie disse mais tarde que foi quando sentiu pela primeira vez o desejo de se tornar um músico profissional.

Eddie descreveu o " I'm So Glad " do supergrupo Cream, no Goodbye Cream como "alucinante". Ele uma vez afirmou ter aprendido quase todos os solos de Eric Clapton na banda Cream "... nota por nota". "Eu sempre disse que Eric Clapton era minha principal influência", disse Van Halen, "mas Jimmy Page era na verdade mais do jeito que eu sou, de uma maneira imprudente e largada".

Contou com seu filho, Wolfgang Van Halen, como baixista do Van Halen.

Carreira

No início da carreira, Eddie tocava bateria e teclado e Alex tocava guitarra e estudava teclado. Com o tempo Alex ficou melhor que Eddie na bateria, e Eddie passou a treinar guitarra, o superando.

Eddie é um dos guitarristas mais aclamados da história, recebendo diversas honrarias e menções pelas mais variadas revistas especializadas no assunto. Em 2012, foi eleito o melhor guitarrista de todos os tempos, por uma votação promovida pela revista Guitar World, que contou com quase 500 mil votos. Ele também ocupa a 8ª colocação na lista dos 100 maiores guitarristas de todos os tempos pela revista Rolling Stone [2] e a 7º posição na lista da Gibson dos 50 melhores guitarristas de todos os tempos.

Entre suas parcerias com outros músicos, está o solo de guitarra da canção "Beat It", do álbum Thriller, de Michael Jackson, que gravou juntamente com o guitarrista Steve Lukather (Toto). Também costuma fazer pontas em filmes e seriados.

Morte

Morreu no dia 6 de outubro de 2020 em Santa Mônica, aos 65 anos, devido a um câncer de garganta.

 

Nenhum comentário: