segunda-feira, 6 de julho de 2020

A histeria coletiva, a peste da dança de 1518 e a peste chinesa de 2020

06/07/2020 às 01:32



No verão de 1518, Frau Troffea, uma moradora de Estrasburgo, França, sem qualquer motivo aparente ou qualquer música tocando, começou a dançar pelas ruas da cidade. Algumas pessoas, que assistiam à cena, passaram a incentivá-la com gritos e palmas, enquanto outras se juntaram à dança.

Em uma semana, 34 pessoas dançavam freneticamente. Em um mês, passavam de 400. Os governantes chamaram médicos, padres e até astrônomos. Sem nenhuma resposta, concluíram que era uma doença causada pelo sangue quente. Mesmo com centenas caindo mortos pela exaustão, os outros continuavam. Até que dia, também sem qualquer razão, da mesma forma que começou, os sobreviventes cessaram a dança e voltaram às suas vidas normais.

A "Peste da Dança de 1518" é um dos episódios mais famosos de histeria coletiva, até agora Provavelmente, a "Peste Chinesa de 2020' a superará com louvor. No futuro, os historiadores terão imensa dificuldade em explicar o porquê milhões de pessoas saudáveis foram colocadas em quarentena, tiveram seus direitos violados, seus sustentos tomados e ainda agradeceram.

Tudo o que vem acontecendo, quando olhado de fora, por alguém que não está tomado pelo pânico, parece uma piada grotesca. Proíbem que os pequenos restaurantes abram, para manter o isolamento social, mas abrem imensos restaurantes populares proíbem os cultos religiosos para evitar aglomerações, mas instituem rodízios de veículos e concentram as pessoas no transporte público, proíbem que o comércio abra e que as pessoas caminhem nos parques e praças, para que a curva de contagio se achate e tenham tempo de fortalecer o sistema de saúde, mas DESATIVAM hospitais de campanha, POR FALTA DE PACIENTES, enquanto a economia vai a ruína.

Essa semana cheguei a ouvir que a minha cidade estava "fora de controle e, portanto, as medidas restritivas como a proibição do turismo (base da economia local) e os bloqueios e barreiras nas estradas eram justificáveis, com uma taxa de infecção de 0,1%, 10% dos leitos regulares ocupados e um novo hospital de campanha sendo inaugurado.

Por algum motivo desconhecido, as pessoas começaram a acreditar que o vírus veio passar férias no Brasil e se todos ficarem em casa, ele ira embora. Transformaram uma medida emergencial e temporária em algo definitivo, esperando o fim de algo que não tem fim. Enquanto isso, segundo a última pesquisa do PNAD, divulgada em 30/06, pela primeira vez na história, 50,5% dos brasileiros NÃO TEM QUALQUER TRABALHO!

As consequências da histeria coletiva moderna estão tomando proporções inimagináveis. Centenas de milhares de negócios fechados, movimentos sociais planejando a invasão das propriedades de empresas falidas, mais da metade da população desempregada. Mas a grande preocupação do povo é com as que não entraram na paranoia e ainda se encontram para tomar uma cerveja, nos poucos lugares que ainda podem, ou que se permitem caminhar ao ar livre, sem usar as focinheiras ordenadas pelo Estado

A peste da dança, ao menos, as pessoas morreram dançando felizes. Agora, morrerão de fome sozinhas e confinadas agarradas mesquinhamente as suas vidas miseráveis.


Nenhum comentário: